domingo, 24 de abril de 2011

Pontergeist: O Fenômeno e a Maldição Cinematográfica

Ás portas de um remake do filme...


Antes, uma pouco de história...

Poltergeist (do alemão polter=ruído, e geist=espírito) nada mais é que um evento sobrenatural no qual um espírito usa o indíviduo para se manifestar, fazendo objetos como pedras, voarem pelos ares atingindo objetos e outras pessoas.
Características:  
  • O foco de tal perturbação é crianças, especificamente do sexo feminino ;
  • O evento é geralmente de curta duração.
O caso mais conhecido é o da família Lutz que, em 1976 foi atormentada durante os 27 em que viveram numa casa em Amityville (Adaptado para o cinema como "Horror em Amityville", dirigido por Stuart Rosenberg em 1979 com um remake em 2005).Em um dos diversos casos, um dos integrante da família, George disse que à noite ele ouviu o som de uma banda marcial tocando na sua sala de estar.

Agora o filme: 

"Steven (Craig T. Nelson) e Diane Freeling (JoBeth Williams), um jovem casal da Califórnia, juntamente com os filhos Dana (Dominique Dunne), Robbie (Oliver Robins) e a pequena Carol Anne (Heather O'Rourke), representam a típica família norte americana da década de oitenta.
Tudo começa com a menina conversando com o aparelho de TV e móveis que se movem sozinhos, até que em uma noite, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece dentro do armário de seu quarto. Por acaso, em um canal de TV sem sinal, a família pode ouvir sua voz e se comunicar com a garota. Os Freeling procuram uma equipe de parapsicólogos e uma poderosa médium para trazer Carol Anne de volta, mesmo tendo que enfrentar um mundo desconhecido, espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da própria casa, que esconde segredos terríveis. "(Wikipédia)

Finalmente, a maldição:
Dominique Dunne, interprete da personagem Dana Freeling, namorava John Thomas Sweeney, um ajudante de cozinha extremamente ciumento que não permitia que ela ficasse perto de seus amigos. Com a fama de Dominique aumentando o ciúme também aumentou, o rapaz chegou a espanca-la por algumas vezes. Sem aguentar mais as agressões Dominique pediu o fim do namoro, John não aceitou, invadiu a casa da namorada e a estrangulou, a atriz ficou em coma por alguns dias e faleceu.

Julian Beck fez o papel do reverendo Henry Kene, morreu em 1985 durante as filmagens da continuação da franquia com câncer no estômago.

Will Sampson, o índio Taylor, morreu pouco depois do lançamento do segundo filme por complicações em uma cirurgia cardíaca em 1987.

Heather O'Rourke a eterna Carol Anne, morreu logo após o fim das filmagens de "Poltergeist III", com apenas 12 anos de idade. Heather foi diagnosticada com uma infecção intestinal no começo do ano de 1987. Em 31 de janeiro de 1988 ela amanheceu muito doente, e vomitava com frequência, na manhã seguinte Heather teve um desmaio, seu padrasto chamou os paramédicos, ela sofreu uma parada cardíaca e assim que conseguiram reanimá-la a levaram para o hospital infantil, aonde ela faleceu. Segundo seus pais o diagnóstico estava errado, o que a garota tinha era um bloqueio intestinal que ela possuia desde o seu nascimento. Seus pais obviamente processaram o hospital.

Beatrice Straight a doutora Lesh em "Poltergeist I" morreu aos 86 anos de pneumonia em 2001 (acontece).

Brian Gibson diretor de "Poltergeist II" morreu em 2004 aos 54 anos vitima de Sarcoma de Ewing (Câncer nos ossos), essa doença é MUITO rara em adultos, geralmente só atingem meninos brancos de 10 a 20 anos.
Geraldine Fitzgerald, a avó de Carol Anne, morreu do mal de Alzheimer em 2005 aos 91 anos (ok, essa não conta).


E não acaba aqui, ainda aconteceram coisas estranhas durante as filmagens:
  • Zelda Rubenstein, fez uma sessão de fotos para o filme "Poltergeist III", em uma dessas fotos apareceu uma luz brilhante obstruindo seu rosto, a própria atriz informou que, no momento em que a foto foi feita, sua mãe falesceu.
  • A casa em que o primeiro filme foi gravado foi praticamente destruída com um terremoto no ano de 1994.
  • Na macabra cena aonde o ator Oliver Robins era sufocado por um palhaço, algo aconteceu de errado e ele estava realmente sendo sufocado.
  • JoBeth Williams contou que quando voltava para a casa depois das filmagens do filme os seus quadros estavam todos tortos, ele os indireitava, entretanto quando voltava das filmagens no dia seguinte os quadros estavam novamente tortos.
  • Enquanto o namorado de Dominique Dunne a estrangulava ele colocou para tocar a trilha de "Poltergeist I" no volume máximo para encobrir o barulho.
  • Na terceira sequência da frânquia, os atores não queriam gravar pois estavam com medo da maldição, nesta fase 5 pessoas do elenco já haviam falescido.
  • A quanta parte da franquia já estava em pós-produção, mas, com a morte de Heather, acabou sendo cancelada. 25 anos depois os produtores queriam fazer essa continuação, o papel principal ficaria com a irmã de Heather já que elas eram muito parecidas.
Em 2002, em um episódio do VH1 's Eu amo os anos 80 , JoBeth Williams revelou que na classica cena da piscina os esqueletos utilizados eram reais (pois eram muito mais baratos do que os de plastico revestido), sendo essa a "suposta causa" da maldição

Sinistro...

2 comentários:

  1. Muuuuuiiittttoo legal esse Bloog.
    Parabenns aao criador !

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem,fiquei anestesiada!!!Muito sinistro...Rsrsrs.

    ResponderExcluir