domingo, 24 de abril de 2011

Série: Os Verdadeiros Contos de Fadas - Cinderela

Esse sim é bizarro...

Inicialmente uma breve explicação sobre o conto:

"A beleza está em tudo que existe" 
(ou não)
É um dos mais antigos que descrevo, a fonte mais antiga é de um livro chinês datado aproximadamente do ano 850. 
Lá, era costume das mulheres enfaixarem seu s pés para que eles não crescessem, para eles, quanto menor o pé, mais bela é a moça. É esse o sentido da coisa, na história, o sapatinho só cabia no pé de cinderela, no caso, a mais bela de todas.
Charles Perrault, em 1697 reescreveu o conto como o conhecemos hoje, com a carruagem, etc. Ele também "maquiou" os fatos mais macabros, por isso, para compreendê-los é necessário ler a versão dos Irmãos Grimm, intitulada de "A Gata Borralheira".

Agora, vamos aos "fatos"...


Uma das maiores modificações feitas por Charles foi a respeito da disputa pelo sapatinho, também "aliviada" pelos Grimm, quando o príncipe questiona cinderela e as irmãs. Em algumas versões a madrasta obriga uma de suas filhas à cortar o dedão do pé para calçar o sapatinho, alegando que "uma princesa não precisa de dedos para viver, pois é carregada todo o tempo". Vendo que o sapatinho tinha servido, o príncipe a leva para torna-la sua esposa, porém, um pássaro amigo de cinderela mostra ao príncipe a farsa e o resto é o de sempre, as irmãs e a madrasta são ou humilhadas por todos do reino ou tem seus olhos arrancados pelos "queridos" pássaros amigos de cinderela.


Por hoje é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário